Blog

« Volver

Museu do Prado, em colaboração com Telefônica, dedica ao Bosco seu segundo curso online

O Museu do Prado, em colaboração com Telefônica, dedica a Bosch seu segundo curso online

No ano em que o Museu comemora seu Bicentenário, e com motivo do 500º aniversário da sua morte, Bosch se converte no segundo protagonista de um MOOC em que se analisa sua obra, seu estilo e sua forma de entender o mundo.

Esta iniciativa se insere dentro da colaboração de Telefónica como sócia integral da transformação digital do Museu do Prado.

O Museu do Prado e Telefônica apresentaram hoje (20/02) “Bosch no Museu do Prado” com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre este ícone através de um curso online, que será oferecido de forma gratuita e exclusivamente através da plataforma Miríadax. 

Hyeronimus Bosch, ou El Bosco como é conhecido na Espanha, é um artista universal e uma das referências do Museu do Prado junto a Velázquez e Goya. Desperta interesse entre todas as culturas e gerações. De fato, séculos depois de sua concepção, suas propostas ainda intrigam e maravilham. Neste sentido, seu olhar ao interior da alma humana, a partir do detalhe e de uma imaginação desbordante, é reflexo, ao mesmo tempo, do pensamento da sua época, da sua própria intuição artística e do seu conhecimento das debilidades da humanidade. Seus mistérios são nossos mistérios, que os participantes no curso poderão ir descobrindo através dos conteúdos de máxima qualidade.

No MOOC (Cursos online, massivos e gratuitos) se relatam e detalham todas as obras de Bosch no Museu do Prado, a mais completa de qualquer instituição, desde a Pedra da Loucura, A Mesa dos Pecados Capitais, até os três impressionantes trípticos que completam a coleção: A Adoração dos Magos, a Carroça de Feno e, por suposto, o Jardim das Delícias, que ao ser uma das obras mais visitadas do Museu, recebeu um tratamento mais pormenorizado. 

O diretor do Museu do Prado, Miguel Falomir, destacou na apresentação que Bosch “é um dos pintores que melhor dialoga com a sociedade e a arte contemporânea, uma vez que vai além das aparências com a tentativa de representar o mundo interior do homem”. Igualmente, no curso o alunado poderá encontrar entrevistas com especialistas de quase todas as áreas da pinacoteca que, desde diferentes áreas do conhecimento e expertises, investigam sobre o pintor e a sua obra.

De igual forma, Rafael Fernández de Alarcón, diretor de Marca, Patrocínios e Meios de Telefônica, sublinhou que “todos somos conscientes que a tecnologia mudou a aprendizagem em todos os sentidos, e a arte não é uma exceção. Os MOOCs revolucionaram o setor educativo com mais de 35 milhões de alunos em 2018. Depois do sucesso do primeiro curso sobre Velázquez, queremos agradecer ao Museu do Prado por seu compromisso e colaboração para difundir a obra de um artista tão icônico como Bosch”.

O curso, desenvolvido por Telefônica Educação Digital, oferece 15 horas de formação distribuídas em seis semanas, e inclui mais de 35 vídeos gravados em 4K. Graças a esta qualidade, pode-se ver detalhes concretos e isolados muito interessantes e curiosos que no conjunto da obra podem passar desapercebidos, incluindo pequenas animações que surpreenderão e facilitarão a aprendizagem daqueles que realizem o MOOC.


O curso é apto para todos os públicos, tanto para aqueles que tenham curiosidade de conhecer pela primeira vez as obras do pintor, como para aqueles especialistas e estudiosos que queiram acessar a um maior conhecimento iconográfico e contemplar a minuciosidade com a qual se trata a obra. 

E, além disso, podem acreditar sua formação conseguindo o Certificado de Superação, uma vez que tenham finalizado 100% do curso e de suas atividades. De fato, este certificado já supõe uma autêntica inovação, com a incorporação da tecnologia blockchain e incluindo  suas contribuições nos foros, resultado dos seus testes, ou, inclusive, sua posição no ranking ao finalizá-lo. Além disso, o aluno pode decidir se quer divulgá-lo e integrá-lo ao seu perfil de LinkedIn, com um só clique.

As inscrições começam no dia 20 de fevereiro em Miríadax, com início  previsto do curso em  11 de março.

Este novo curso online se soma a outro sobre Velázquez em que se expôs a visão completa da obra do pintor, da sua vida, dos professores que o influenciaram e inspiraram, tudo isso analisando e percorrendo as salas e coleções do Museu Nacional do Prado. Mais de 40 mil alunos, de mais de 60 países dos cinco continentes, se inscreveram nas duas edições, e, como resultado, o curso se posicionou no Top 5 dos mais populares de 2018 em Miríadax, principal plataforma de MOOCs em Ibero-América, impulsionada por Telefônica. 

Prado Digital, com o apoio de Telefônica

Fruto da colaboração com Telefônica,ao final de 2017, o Museu do Prado se converteu no primeiro museu espanhol e um dos poucos do mundo que disponibiliza ao público seu arquivo histórico com a digitalização de quase 12.000 documentos que abarcam desde uns anos antes da sua inauguração em 1819 até outros tão diversos como o plano, alçado e a relação dos quadros expostos na Sala Francesa em 1887, a nomeação de Pablo Ruiz Picasso como diretor em 1936, e os arquivos pessoais da família Madrazo, de Valentín Carderera, uma das figuras mais importantes do panorama artístico espanhol do século XIX, e de Salvador Viniegra, subdiretor do Prado de 1890 a 1898.

De igual forma, se desenvolveu o novo website do Prado dotado de um complexo desenvolvimento tecnológico e de um desenho protagonizado por imagens das obras de arte em alta qualidade. Esta nova forma de apresentação do Prado no contexto digital, que recebeu o prêmio do público e do júri a melhor web de instituição cultural no The Webby Awards e alcançou o número recorde de 677.214 visitas no mês de setembro de 2018, proporciona ao usuário uma atrativa experiência para desfrutar do Museu em toda sua extensão e aprofundar de forma rápida e intuitiva nas suas diferentes áreas de conhecimento. 

Estes conteúdos permitem ao usuário global acessar de forma direta às pesquisas e ensinamentos tanto do Prado como de diferentes especialistas dos museus, universidades e instituciones culturales e acadêmicas que participaram nas suas atividades formativas e de divulgação. 

Miríadax 

Miríadax, iniciativa de Telefónica Educação Digital, é a principal plataforma de MOOCs (Massive Open Online Courses) em Ibero-América e a primeira de língua não inglesa no mundo. Conta atualmente com 5,8 milhões de alunos registrados, mais de 800 cursos de 126 universidades e mais de 3.000 professores em sua comunidade. Cerca de 69% dos alunos da plataforma são ibero-americanos. 

Comentarios
No hay ningún comentario aún. Sea usted el primero.

Categorías

¡Descárgate la guía!