Blog

« Back

'Velázquez no Prado' entra no top 5 de cursos mais populares de Miríadax em 2018

A segunda edição do MOOC dedicado a Velázquez do Museu do Prado, com o apoio de Telefónica, entra no top 5 de cursos mais populares de Miríadax em 2018.

O curso superou 40.000 alunos inscritos, entre sua primeira e segunda edição ,de mais de 60 nacionalidades, convertendo a 'Velázquez no Museu do Prado' em um referente em quanto ao alcance internacional.

Esta reedição acontece no ano em que o Museu comemora seu Bicentenário e, dentro das comemorações, planeja ministrar em breve outro sobre um dos artistas mais enigmáticos e influentes da arte contemporânea, Hieronymus Bosch.

A segunda edição do MOOC (cursos online, massivos e gratuitos) dedicado a Velázquez do Museu do Prado, com o apoio de Telefônica, com conteúdo exclusivo do Prado sobre um dos grandes gênios da pintura, figura no top 5 de cursos mais populares de Miríadax (www.miriadax.net), principal plataforma de MOOCs em Ibero-América, impulsionada por Telefônica.

O MOOC, Velázquez no Museu del Prado, revisa toda a trajetória deste artista sevilhano, identificando os mestres e exemplos que ele se baseou para seu aprendizado e inspiração, bem como aquelas obras que marcam sua trajetória pessoal e profissional, muitas delas também no Prado e comentadas no MOOC de uma vida intensa e dedicada à arte. 

Este MOOC superou em seu conjunto, entre a primeira e segunda edição, os 40.000 alunos inscritos procedentes de mais de 60 países dos cinco continentes, convertendo esta segunda edição no curso de maior alcance internacional da plataforma.

Este tipo de MOOCs constituem um marco em produção e inovação educativa, motivo pelo qual o Museu do Prado e Telefônica seguirão apostando por este formato no ano do Bicentenrário, abrindo em breve outro curso dedicado a um dos artistas mais enigmáticos e influentes da arte contemporânea, Hieronymus Bosch.

Alunos de todas as idades de mais de 60 países A segunda edição do MOOC de Velázquez registrou inscrições desde Austrália até Taiwan, passando por Israel, Japão, Camboja, entre outros.

Espanha é o país com maior representação (52%), mas outros países também se destacam em número de alunos como Argentina, Peru, Venezuela, Chile e Itália. Igualmente, cabe ressaltar que esta segunda edição contou com alunos de todas as idades, sendo o grupo majoritário aquele compreendido entre os 45-54 anos com um 47%; seguido de 35-44 com um 37,3% e apesar de mais minoritário, 9,5% dos alunos eram maiores de 65 anos, mostrando, portanto, o interesse geral do curso.

Em quanto ao gênero, destaca mais a presença das mulheres e, com relação à formação, mais da metade dos alunos têm estudos universitários.

O aluno percorre em companhia de um guia as salas de Museu e suas obras, conhecendo as diferentes etapas da vida do pintor - desde o Velázquez aprendiz até suas grandes obras. O MOOC recria, inclusive, o pintor com suas opiniões e suas incertezas. Essas serão algumas razões que justificam o porquê de 23,3% dos alunos ter finalizado o curso, uma das taxas mais altas em términos de aprendizagem online, quando a média mundial das plataformas se encontra entre 8% e 10%.

Prado Digital, com o apoio de Telefônica

O Museu do Prado apresentou em 2017 um novo site dotado de um complexo desenvolvimento tecnológico e de um desenho protagonizado por imagens das obras de arte em alta qualidade. Esta nova forma de apresentação do Prado em um contexto digital, que recebeu o prêmio de público e do júri de melhor web de instituição cultural em The Webby Awards e alcançou a cifra recorde de 677.214 visitas no mês de setembro.

O site proporciona ao usuário uma atrativa experiência para desfrutar do Museu em toda sua extensão e aprofunda de forma rápida e intutiva nas suas diferentes áreas de conhecimento. Por outro lado, em 2015 o Museu do Prado se incorporou a iTunes U, canal concebido para dar serviço principalmente ao mundo acadêmico, com um total de 309 arquivos de áudio e 441 vídeos oferecidos na língua materna do palestrante (598 em espanhol, 92 em inglês, 25 em francês, 20 em italiano, 12 em alemão, y 3 em russo, holandês e húngaro, respectivamente).

Este conteúdo permite ao usuário acessar de forma direta às pesquisas e ensinamentos tanto do Prado como de diferentes especialistas dos museus, universidades e instituições culturais e acadêmicas que participaram nas suas atividades formativas e de divulgação.

Miríadax

Miríadax, iniciativa de Telefônica Educação Digital, é a principal plataforma de MOOCs (Massive Open Online Courses) em Ibero-América e primeira de língua não inglesa do mundo, conta atualmente com 5,7 milhões de alunos registrados, mais de 800 cursos de 126 universidades e instituições e mais de 3.500 professores em sua comunidade de docentes. Cerca de 60% dos alunos da plataforma são ibero-americanos.

Faça o dowload da informação e imagens em:

Salas de imprensa Museu do Prado: https://www.museodelprado.es/museo/acceso-profesionales

Telefônica: http://saladeprensa.telefonica.com

Comments
Me parece muy interesante este tipo de iniciativas, sigan así!

Saludos!

Categories

¡Descárgate la guía!