Blog

« Back

Miríadax adota o sistema de biometria para proporcionar proteção às avaliações

Este recurso de identificação digital beneficiará os estudantes na hora de obter certificados dos cursos ministrados através da plataforma Miríadax

Miríadax incorpora a partir de outubro em seu processo de avaliação o reconhecimento biométrico em dois cursos oferecidos em sua plataforma: Ciudades Verdes: Naturación y Agricultura Urbana, ministrado pela Universidad Politécnica de Madrid desde o dia 1º de outubro e Investigación en Informática Forense y Ciberderecho, da Universidad de Extremadura, com início previsto para o dia 22 de outubro.

Ambos cursos são grátis, mas incluem um módulo de avaliação biométrica cobrado à parte.  Os estudantes que optem pela realização desse exame biométrico poderão obter um certificado de acreditação emitido por estas universidades.

A adoção das avaliações biométricas responde a pedidos de instituições acadêmicas associadas à plataforma que desejam blindar seus exames online e, assim, evitar fraudes. Esta medida permite  as universidades conceder tanto créditos acadêmicos como acreditações universitárias aos estudantes que superem este tipo de exames online.

Essa nova forma de autenticação de usuários possibilita que as universidades comprovem a identidade real da pessoa inscrita no curso durante a realização do exame. Reproduz, desta forma o modelo já usado durante as avaliações presenciais, onde o estudante se identifica antes do início da prova e realiza o exame sozinho, sem consultar outras pessoas, suas anotações ou qualquer outro material adicional.

Com a incorporação da biometria, crescem também as vantagens para os alunos. Ao contar com uma ferramenta de autenticação pessoal, as universidades podem comprovar a identidade do aluno realizando o exame e, portanto, expedir certificados próprios, atribuir créditos acadêmicos pelo curso ministrado online e reconhece-lo como aluno de sua instituição.

O sistema de biometria atribui também mais rapidez ao processo de avaliação, uma vez que, com esta ferramenta, o aluno obtém outros dois benefícios: ganhar tempo e evitar deslocamentos.

Atualmente, muitas universidades estabelecem um calendário fixo de exames presenciais para garantir a integridade das avaliações. Isso implica que o estudante matriculado no curso a distância deve comparecer a um lugar e uma data determinada para realizar a prova, independente da sua disponibilidade ou proximidade da sua casa. Com a biometria, no entanto, o aluno poderá fazer o exame da sua casa, ao cumprir os requisitos técnicos definidos.

Privacidade

O sistema biométrico utilizado por Miríadax responde às determinações de proporcionalidade estabelecidas pela União Europeia e se preocupa em não violar a privacidade do usuário. Ressaltamos, no entanto, que essa autenticação não será usada em todos os cursos oferecidos por Miríadax. Somente aqueles que concedam um título acadêmico emitido pela própria instituição acadêmica ou créditos associados a uma graduação ou pós-graduação poderão ter acesso a este sistema, estabelecendo assim um vínculo mais estreito entre aluno e universidade por meio de Míriadax.

Quando o aluno acessar o módulo de biometria, o sistema lhe solicitará a ativação da câmera web para tirar três fotografias pessoais, que serão utilizadas para criar o modelo biométrico. Essas fotos só serão utilizadas quando o aluno dê o consentimento para seu uso.

Além deste primeiro reconhecimento, o sistema realizará capturas de imagens aleatórias durante o transcurso da prova, que, logo, serão comparadas com o modelo biométrico para evitar fraudes, colas ou truques.

As imagens captadas só serão utilizadas com motivo de verificação do exame e emissão do certificado digital da universidade.

Comments
No comments yet. Be the first.

Categories

¡Descárgate la guía!